domingo, 13 de setembro de 2009

Notícias: Grã-Bretanha pede desculpas póstumas a matemático gay castrado

Gordon Brown, o primeiro-ministro britânico, pediu desculpas oficialmente em nome do governo pelo tratamento brutal que foi concedido ao matemático homossexual Alan Turing, processado em 1952 por atentado ao pudor após admitir um relacionamento gay e castrado logo em seguida com substâncias experimentais.

"Embora Turing tenha sido tratado de acordo com a lei da época e nós não possamos fazer o tempo voltar atrás, o tratamento dado a ele foi, claro, absolutamente injusto e eu tenho a satisfação de poder dizer o quão profundamente eu e todos nós lamentamos o que aconteceu com ele", declarou Gordon em um artigo publicado no jornal britânico The Daily Telegraph. "Em nome do governo britânico e de todos os que vivem em liberdade graças ao trabalho de Alan, eu estou muito orgulhoso em dizer: 'nós lamentamos, você merecia um tratamento muito melhor'", completou o primeiro-ministro
Turing, que se suicidou em 1954, foi um dos matemáticos mais importantes durante a 2ª Guerra Mundial, já que foi o responsável por decifrar o código criptografado Enigma, que a Alemanha de Hitler utilizava em meio à guerra para enviar mensagens militares. Além da castração, o matemático também teve seu acesso a informações sigilosas bloqueadas.
O pedido de desculpas foi concedido após uma petição ter sido entregue no website do gabinete de Brown. A ideia partiu do programador de computadores John Graham-Cumming e contou com o apoio de ativistas da luta LGBT.
Fonte: G online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário