sábado, 12 de setembro de 2009

Notícias: 20% dos alunos gays deixam escola por causa do preconceito

A constatação é do Sindicato dos Professores
Cerca de 20% dos alunos homossexuais abandonam os estudos por conta da discriminação que sofrem no ambiente escolar. Os dados são de uma pesquisa do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) do Rio de Janeiro.
Além do abandono, constatou-se também que a homofobia nas escolas acaba gerando o aumento da violência. As brigas tornaram-se uma realidade na vida do estudante Felipe Sanches, 18, aluno do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Nova Iguaçu. "Na maioria das vezes até faço de conta que não é comigo. Mas, às vezes, o sangue ferve e aí fica impossível não reagir" contou à reportagem dojornal "O Dia."
Não só alunos são apontados como agressores, mas também os professores. Foi a ação de um deles que fez o travesti Roberta, 26, a sair da escola.
O Sindicato constatou que os professores não estão preparados para lidar com a homossexualidade dos alunos. "É esse despreparo que permite que a homofobia siga agravando não só o problema da evasão escolar, como também o do aumento da violência nas escolas" disseao "O Dia" a diretora do Sindicato, professora Eliza Henriques Martins, que é lésbica.
A Secretaria de Educação do Estado do Rio anunciou o lançamento do programa Jornada de Educação e Cidadania LGBT e Combate à Homofobia dirigido aos professores para que eles aprendem a lidar com as diferenças em sala de aula.
Fonte: Athos GLS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário