sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Cultura LGBT: A origem da bandeira gay

Pesquisei em alguns sites e fiz um resumo bem legal sobre a origem da bandeira gay.
Eu acho importante sabermos mais sobre a nossa cultura, a cultura LGBT.

Desenhada pelo artista plástico Gilbert Baker, em 1977, a bandeira inspirada no arco-íris foi adotada pela comunidade homossexual e virou seu principal símbolo.
Em 25 de Junho de 1978, durante a Marcha Gay de S.Francisco, a bandeira arco-íris, foi desfraldada pela primeira vez.
Um outro símbolo reconhecido mundialmente como um simolo homosexual é o trangulo rosa, como o triangulo era usado pelos nazistas para identificar os prisioneiros homosexuais, Gilbert Baker entendeu que esse era um símbolo que fora imposto a comunidade gay, a bandeira da diversidade foi criada para um propósito mais nobre, ainda assim o triangulo rosa é usado pela cominidade LGBT ( em outra ocasião falarei mais sobre o triangulo rosa).
A bandeira de seis cores (roxo, laranja, amarelo, verde, azul anil e violeta) representa a diversidade sexual humana. A bandeira nasceu com oito cores mas perdeu duas, devido à dificuldade da impressão em grande escala, como a cor rosa, geralmente associada aos homossexuais, isso por ser uma cor cara para impressão. Hoje tem seis (uma a menos que o arco-íris). Cada cor representa um conceito. O roxo representa vida; laranja, coração; amarelo, sol; verde, natureza; azul anil, harmonia e violeta, espírito. As excluídas rosa e turquesa representavam, respectivamente, sexo e arte.

2 comentários:

  1. É muito interessante mesmo saber um pouco da nossa cultura GLBT. E adorei saber mais sobre a nossa bandeira... Parabéns!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. obrigado pela dose de cultura.
    mesmo que a faixa tenha sido tirada da bandeira. =P
    abraço.

    ResponderExcluir