Você já deve ter visto alguma imagem deliciosamente homoerótica assinada por "Pierre et Gilles". Se ainda não viu, precisa ver. A dupla francesa é formada pelo fotógrafo Pierre Commoy e pelo pintor Gilles Blanchard e é dona de um olhar único na hora de registrar a beleza masculina. Os dois são ícones da cultura gay e da arte contemporânea.
A boa notícia é que, pela primeira vez, o trabalho da dupla poderá ser conferido em uma exposição no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro. "A apoteose do sublime" faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil. Contando com 26 quadros fotográficos, a exposição foi aberta nesta semana no espaço Oi Futuro e pode ser visitada até 17 de janeiro.
O Rio tem tudo a ver com o trabalho de Pierre et Gilles, como frisa Marcus de Lontra, curador da exposição: "As imagens esbanjam sensualidade e tem uma representação multiétnica. A forma com a qual eles transformam seus modelos, criando todo um universo além da fotografia, lembra um pouco o carnaval."
Uma imagem em especial consegue traduzir o casamento perfeito entre a exposição e a Cidade Maravilhosa. É a que você vê aí ao lado. Nela, o modelo brasileiro Jaime de Oliveira encarna São Sebastião, padroeiro do Rio.
Pierre e Gilles já pensam em aproveitar a passagem pelo Brasil para bscar inspiração para futuros trabalhos. "Estamos muito interessados na figura de Iemanjá e nos sincretismos afro-brasileiros", diz Pierre Commoy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário