Atuação perfeita de Javier Barden e direção meticulosa de Julian Schnabel credeciam o bom drama.
Julian Schnabel tem uma trajetória peculiar no mundo cinematográfico. O diretor começou nos anos 70 como pintor, sendo considerado um prodígio. Em 1996, dirige a cinebiografia de outro pintor, Jean-Michel Basquiat, que acabou virando o filme “Basquiat”. O filme teve uma recepção morna, dividindo os críticos. Em 2000, lançou “Antes do Anoitecer”, filme aclamado pela crítica. Em 2007 voltaria a dirigir outra biografia, dessa vez a história de Jean Bauby, o filme “O Escafandro e a Borboleta”.
“Antes do Anoitecer” narra a vida do escrito e poeta gay Reinaldo Arenas, desde sua infância na Cuba de Fulgêncio Batista, passando por sua adolescência, aonde queria se juntar ao grupo revolucionário de Castro, e sua maioridade, aonde acaba sendo preso por ser gay, consegue sair do país e acaba vivendo o resto de seus dias em Nova York, aonde contrai o vírus da AIDS e comete suicídio aos 47 anoss.
Quem já viu “Basquiat” ou “O Escafandro e a Borboleta” sabe que Schanbel prioriza muito a fotografia e o visual do filme, construindo ótimas tomadas. O começo de “Antes do Anoitecer” é prova clara disso. Parece possível sentir o cheiro da terra molhada, das arvores, só de ver as imagens.
Mas, apesar do ótimo visual, do bom roteiro e da boa direção, o grande destaque do filme é Javier Barden. No papel de Arenas, o ator espanhol está incrível. Além da incrível semelhança com o escritor, Barden encarna o personagem esplendidamente, incorporando trejeitos e manias sem parecer exagerado demais. Não à toa o ator foi indicado ao Oscar de melhor ator e, partir desse papel, sua carreira deslanchou de vez mundo afora. O elenco ainda conta com rápidas participações de Sean Penn e Johnny Depp.
Mas nem tudo são rosas em “Antes do Anoitecer”. Alguns personagens aparecem e somem sem a menor explicação, e algumas passagens do filme sofrem do mesmo mal, parecendo desconexas demais.
Apesar desses defeitos, fica difícil não se emocionar e sentir empatia por Reinaldo e sua fantástica, e revoltante, história.
Antes do Anoitecer (Before Night Falls, EUA, 2000)
Direção: Julian Schnabel
Elenco: Javier Barden, Olivier Martinez, Sean Penn, Johnny Depp
Disponível em DVD
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário