quinta-feira, 6 de maio de 2010

Política internacional: Câmara dos Deputados aprova casamento gay na Argentina

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou na madrugada de quarta-feira um projeto de lei que permite o casamento de casais do mesmo sexo. Agora a iniciativa precisa de aprovação no Senado. Depois de um debate que durou 12 horas, a norma obteve 125 votos a favor e 109 contrários, além de seis abstenções.
Se a proposta for aprovada pelo Senado na próxima semana, a Argentina se converterá no primeiro país da América Latina a permitir o casamento de pessoas do mesmo sexo, dando também luz verde ao direito de adoção. Na região, apenas a cidade do México permite o casamento homossexual e a adoção de crianças. No Uruguai é permitida a adoção, mas não o casamento. Nos Estados Unidos, gays podem se casar em apenas cinco estados e na capital, Washington.
Durante a tramitação do projeto na Câmara dos Deputados, cada bloco partidário permitiu "liberdade de consciência" aos parlamentares, para que votassem de acordo com suas convicções e não seguindo uma decisão de liderança. Ao final do debate, representantes dos homossexuais aplaudiram a decisão.
A sessão contou com a presença de delegados de organizações religiosas e defensores dos diretos da comunidade gay. Também apareceram cinco casais homossexuais que se casaram na Argentina, com a permissão de juízes locais. "É um avanço gigantesco", afirmaram Alex Freyre e José Maria Di Bello, um casal gay. "A maioria das pessoas tem fantasias desde pequena com o dia do casamento, mas para os homossexuais isso nunca foi uma possibilidade." A proposta recebeu duras críticas da igreja católica na região.
Fonte: Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário