quarta-feira, 19 de maio de 2010

Notícias: Marcha faz denúncia contra homofobia na Esplanada

Na manhã desta quarta-feira 19, Brasília recebeu a I Marcha Nacional Contra a Homofobia. A manifestação criticou o fundamentalismo religioso e reivindicou a aprovação da lei que caracteriza a homofobia como crime, a execução do Plano Nacional LGBT pelo governo federal e a defesa de um estado laico. Desde as 9h, militantes das 27 unidades da Federação, de acordo com a organizadora, a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), começaram a se reunir em frente à catedral de Brasília.
Os manifestantes saíram rumo ao Congresso Nacional. A marcha ocupou três das cinco faixas da Esplanada dos Ministérios. As integrantes da Articulação Nacional de Travesti, Transexuais e Transgêneros (Antra) puxaram a passeata segurando uma faixa contra a transfobia. Durante o percurso, pequenas comissões do movimento passaram em 14 ministérios para audiências. A I Marcha Nacional Contra Homofobia teve três atos: o primeiro em frente ao Ministério da Saúde, outro no Ministério da Justiça e, por fim, em frente ao Congresso Nacional.
Dentre muito arco-íris, o preto apareceu como forma de denunciar a morte de LGBTs. Apesar de ser controversa, estatística de que a cada dois dias um LGBT é morto no País, feita pelo Grupo Gay da Bahia, era constantemente dita pelos organizadores no trio elétrico. Vários políticos estiveram presentes para expressar apoio à manifestação. O deputado federal José Genoíno (PT/SP) foi um dos primeiros a falar. “Estar aqui é um dever de todos aqueles que lutam por uma sociedade democrática. Viva a luta LGBT”, vibrou o parlamentar, que está à frente do projeto de lei da união estável entre pessoas do mesmo sexo na Câmara dos Deputados. As parlamentares Erika Kokay (PT), integrante da Câmara Legislativa do DF, e Fátima Bezerra, deputada federal do PT-RN, foram outras representantes políticas que discursaram.
Celebridades também apareceram. A ex-BBB Ana Angélica, mais conhecida com Morango, esteve presente na manifestação. Super simpática, ela mostrou estar em sintonia com a causa LGBT. “Nós só queremos ter direitos iguais. As pessoas precisam parar com o pensamento de que somos minorias (sic). Somos muitos e mostraremos isso hoje”, disse. O público ovacionou a jornalista. Jean Wyllys, vencedor do BBB 5, e Elenita Bahirah, do BBB 10, também mostraram que estão na luta à favor das causas LGBTs.
Quando subiu no trio elétrico, o presidente da ABGLT, Toni Reis, falou sobre a emoção de ver pessoas de todas as partes do Brasil e ressaltou a importância da marcha para a luta LGBT. “Estamos aqui fazendo história. Não queremos privilégios, queremos ser cidadãos como a Constituição Federal prevê. Todos somos iguais perante a lei”, afirmou. O clima não estava para brincadeiras. Tanto é que comediantes do programa Pânico na TV vestidos como Dicesar e Sérgio, do BBB 10, foram hostilizados pelos participantes da marcha.
Fonte: Parou tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário