sexta-feira, 28 de maio de 2010

Notícias: ‘Beijaço’ gay da UnB vira bate-boca com defensores do ‘orgulho hétero’

Um ‘beijaço’ organizado por estudantes gays da UnB (Universidade de Brasília) na última quinta-feira (27) terminou em bate-boca com autodenominados defensores do ‘orgulho hétero’. Uma participante da manifestação disse que foi ameaçada de espancamento e procurou a Polícia para registrar ocorrência.
Segundo a universitária, que pediu para não se identificar, uma ligação em seu celular de número não identificado a ameaçou durante a manifestação. “Era voz de um homem, que me chamou de lésbica, disse que sabe meu nome e que vai me espancar para eu aprender”, disse a jovem, aos prantos à assessoria de imprensa da UnB.

- Revista Veja: 'O começo do fim do preconceito'

O beijaço reuniu mais de 300 estudantes e teve por objetivo cobrar da Reitoria medidas contra a homofobia. “Queremos o direito de nos beijar em qualquer dia e lugar. Com amor, sem amor, com tesão ou sem tesão. Existem outras formas de amor”, disse Guaia Martino, estudante de Serviço Social
Enquanto produziam faixas e improvisavam instrumentos musicais para a marcha em direção à reitoria, os manifestantes foram surpreendidos por um grupo que carregava um cartaz escrito “Orgulho Hétero”. Notícia publicada no site da universidade afirma que o grupo tinha aparência de ‘skinhead’ – cabeça raspada e coturnos.

Houve bate boca entre os manifestantes.  “Não sou contra os homossexuais, sou a favor dos heterossexuais”, disse o estudante de Estatística Rafael L..

TROTE
Os manifestantes fizeram uma passeata colando adesivos e bandeiras nos Centros Acadêmicos acusados de promover trotes homofóbicos. No CA da Agronomia, foi pregada um bandeira colorida na placa do centro.

“Para nós, o ato é legítimo desde que respeite símbolos democraticamente constiuídos. Feito dessa forma, só ajuda criar rivalidades", afirmou a presidente do CA, Emanuele Caradoso.
A Faculdade de Tecnologia, outro alvo de queixas de estudantes gays, também teve adesivos coloridos colados na porta. “Os cursos que usam o trote para fazer apologia ao machismo e o preconceito se concentram aqui. A universidade não aceita a homofobia”, afirmou Luiza Oliveira, estudante de Ciências Sociais.

“É errado generalizar que todos aqui são preconceituosos. O trote é uma brincadeira”, argumentou o aluno Lohan Arrais, da Engenharia de Redes.

De lá os manifestantes seguiram para a Reitoria. “Queremos uma posição institucional da UnB contra homofobia. É inconcebível esse tipo de atitude em uma universidade”, disse Luíza.

"Tomamos nota dos encaminhamentos, que serão debatidos  em reuniões sobre as formas de combater o preconceito", afirmou a professora Rachel Nunes, a Decana de Assuntos Comunitários.

Segundo a professora Rachel, a UnB estuda criar uma agenda institucional de ações de combate à homofobia. "Vamos conversar também sobre uma outra proposta deles, que é a criação de um centro de referência LGBT", afirmou.

Fonte: Guia do estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário