terça-feira, 6 de outubro de 2009

People: Luiz Mott: “Só aos 31 anos resolvi acabar com a farsa e me assumir”


Um livro que se propuser a contar a história do movimento brasileiro pela cidadania e pela formação cultural LGBTs só poderá ser considerado verdadeiro se houver várias repetições de um nome: Luiz Mott. À frente da mais antiga entidade arco-íris do país, o Grupo Gay da Bahia, Mott, hoje com 63 anos, esteve envolvido de forma ativa nos mais difíceis embates e nos maiores avanços que ocorreram sobre a questão nos anos 80 e 90. E quem diria que esse héroi gay se assumiu apenas aos 31 anos de idade e dentro de um casamento heterossexual?

Quando você saiu do armário?
Já tinha 31 anos, era casado e professor universitário, quando decidi acabar com a farsa e assumir minha homossexualidade. Era 1976.
Como você avalia o seu processo de outing? Foi algo difícil ou tranqüilo?
Foi muito dificil no plano familiar, pois minhas duas filhas, de 2 e 3 anos, sofreram muito com a separação, minha ex-mulher idem. Mas não me arrependo um só minuto desta decisão, que permitiu-me assumir minha verdadeira essência existencial. Minha família só se acalmou quando o psiquiatra afirmou que meu caso não tinha solução, que eu era mesmo 100% gay!
Você avalia que se é mais feliz antes ou depois de se sair do armário?
Claro que tornei-me muito mais feliz e realizado depois que assumi ser gay. Tornei-me militante, ajudei milhares de jovens a se aceitarem. Jean Genet (escritor francês) dizia: “Para mim, a homossexualidade foi uma benção”. Eu prefiro: “Para mim, assumir-me gay foi uma graça!”
Esse depoimento faz parte da comemoração do Dia de Sair do Armário 2009, celebrado em 11 de outubro, feita pelo Estruturação - Grupo LGBT de Brasília.
 Fonte: Parou tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário