O primeiro casamento gay da América Latina abriu novo debate sobre o casamento homossexual na Argentina. Cerca de 40 casais do mesmo sexo entraram na Justiça para oficializar suas uniões.
As ações judiciais são analisadas pelo departamento jurídico de dez províncias argentinas, além da capital Buenos Aires. A informação foi oficializada na segunda-feira (4) pela Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais (FALGTB).
A entidade começou a incentivar a união gay depois que Alex Freyre, 39 anos, e José María Di Bello, 41 anos, conseguiram se casar no dia 28 de dezembro, em Ushuaia, capital da Terra do Fogo, Argentina.
A intenção do casal era realizar a união no dia 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a Aids, pois ambos são portadores do vírus HIV. No entanto, uma decisão judicial impediu o casamento no momento da cerimônia.
Para evitar futuros desconfortos, os políticos argentinos estão com um projeto de lei que autoriza casamentos homossexuais, ainda em trâmite no Parlamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário