quinta-feira, 18 de março de 2010

People: Alma gêmea de Lady GaGa é brasileira

Torino tem olhos de sonhador. O músico paulista, de 21 anos, tem chamado a atenção pelo estilo peculiar e já foi até mesmo comparado a Lady GaGa. Mais do que um mero adepto da shocking fashion, ele realmente acredita nas roupas que veste e transmite essa confiança. Para conversar com o iG Moda, usou jeans, camiseta e sapatos com tachas coladas por ele. Mais tarde, vestiu jaqueta com aplicações de tiras de couro marrom, bem no estilo do último desfile de Pedro Lourenço, apresentado em Paris. Peças que, para a maioria das pessoas, serviriam apenas para chocar, combinam com ele e não causam tanta estranheza assim.

Isso acontece também com Lady GaGa. Se outra pessoa usasse seus looks, poderia ser considerada apenas ridícula. Claro que isso não significa que os dois estejam imunes a críticas. Mas, pelo menos por enquanto, Torino se mantém bem mais low profile que a americana: não costuma sair muito de casa e, se vai à padaria, por exemplo, não veste sua jaqueta de canecalon (cabelo de boneca) – reserva o look para o palco. Outros menos “chocantes” são facilmente usados na noite paulistana, como short preto, meia-calça preta, blazer com ombro estruturado e sapato preto de verniz. “Semana passada fui ao Bar Secreto e a balada parou. Todo mundo falava ‘olha o Lord GaGa'."
De onde vem a inspiração para compor os looks? Torino cresceu numa casa em que sempre havia revistas importadas de moda, já que a mãe é estilista, então desde cedo teve contato com as mais diversas referências. “Desde os 10 anos, eu pedia uma roupa que logo estava pronta. Não comprava nada; tudo vinha da oficina da minha mãe.” Adolescente, ele começou a colecionar referências também de bandas europeias. “Percebia que as roupas eram muito cool, diferentes das americanas cafonas.” Entre os estilistas preferidos, estão Alexander McQueen, Gareth Pugh, Nicolas Ghesquière, Martin Margiela e Viktor & Rolf.
Anos mais tarde, para atender os desejos do músico, a confecção Mara Maia ganhou a faceta de Dream Factory of Torino. A fábrica de sonhos é comandada pela mãe-estilista, em Araçatuba, no oeste paulista. “Tinha enorme vontade de usar o que queria, mas só pude fazer isso depois do primeiro show. Sempre soube que se tivesse um figurino bom, chamaria mais atenção. Fiquei com imagem de ícone fashion e gosto de ser chique.” Algumas peças são muito trabalhosas e precisam ser refeitas várias vezes até serem aprovadas. Torino cuida de perto também da criação dos sapatos e acessórios. Na cartela de cores, preto, prateado e dourado são as preferidas do artista.

Música
Torino acredita que nasceu com o dom da arte, herdado da mãe. A irmã, como a mãe, enveredou pela moda, mas não há outros músicos na família além dele. "Sempre gostei de cantar e de dançar. Descobri isso sozinho e comecei a tocar violão aos 15 anos. Comecei a compor e fiz minha primeira música decente um ano depois."
Na música, as influências dele, que canta em inglês, vão da rainha e do rei do pop, Madonna e Michael Jackson, a bandas inglesas e francesas. "Com o passar do tempo, fui incorporando a música eletrônica." Autodidata, ele aprendeu a tocar violão e piano sem fazer aulas. "Vi a Lady GaGa tocando piano no ano passado e achei que deu muita credibilidade para ela."
Torino considera naturais as comparações com a cantora americana. "Temos as mesmas ideias e focos. Surgimos na mesma época. A diferença é que ela conseguiu se lançar antes. Quando isso aconteceu, pensei: surgiu a minha versão feminina!" Ele fez o primeiro show, do CD The Eyes of a Dreamer, em outubro de 2009, no Teatro Renaissance, em São Paulo, para 450 pessoas. A direção da apresentação foi feita pelo músico, que contou com apoio da família. “Sem eles meu trabalho seria bem inferior. Investimos pesado no som e na estrutura. Se não acertar em tudo, não dá certo.” Para o show, foram criados cinco looks. "Penso em tudo desde a hora que componho a música. Na roupa, na maquiagem, na dança..."
Os próximos passos são assinar contrato com uma gravadora – ele está estudando propostas – e gravar um clipe. "Quero fazer algo do nível da Lady GaGa." Outro show, maior que o primeiro, deve ocorrer ainda este ano – o figurino já está sendo pensado. Se depender da força de vontade e da autoconfiança, Torino poderá, sim, alcançar o sucesso que almeja.








Fonte: Último segundo.

Um comentário:

  1. ainda agora mesmo eu conheci o Torino aqui na rede mesmo e por um acaso do destino eu vim parar aqui gostei do post e de todo clima do seu blog

    e por um outro acaso do destino eu estou numa fase de enterrar as velhas bruxas estou ouvindo muito gaga e adorei esse garoto Torino se por uma outro acaso do destino alguém souber medizer mais sobre O torino ,desde já valeu

    ResponderExcluir